sábado, 7 de junho de 2008

AS REGRAS DO SLAM POESIA

I. POEMAS

- Os poemas podem ser de qualquer assunto ou tema e em qualquer estilo. Cada poeta tem que apresentar poemas originais de sua autoria.
- Não é permitido o uso de auxílios visuais ou e fantasias. A regra de auxílios visuais tem o intuito de manter o foco nas palavras (e na performance) e não em objetos.
- Geralmente, é permitido aos poetas o uso do ambiente e de artifícios que este ofereça - microfones, suporte de microfone, o palco, cadeiras e mesas – desde que os mesmos estejam disponíveis para todos os outros competidores.
- Não é permitido o uso de instrumentos musicais, música pré-gravada.
- Sampling: Os poetas podem citar palavras e letras de obras de outros autores.
- Não é permitido a repetição de poemas. Cada poema pode ser usado uma única vez durante as eliminatórias e uma vez na grande final.

II. AS PERFORMANCES
- A regra dos três minutos. Todas as performances não devem ultrapassar três minutos de duração. Cada participante tem direito a alguns segundos para adaptar o microfone e o palco. O tempo começa a ser contado a partir do momento em que o poeta se dirige ao público.
- Depois dos três minutos, existe um período de “graça” de dez segundos (até 3:10.00). Após este período, penalidades de tempo serão aplicadas seguindo a tabela abaixo:

Tempo Penalidade
3:10 e abaixo Não há penalidade
3:10.01 - 3:20 -0.5 ponto
3:20.01 - 3:30 -1.0 ponto
3:30.01 - 3:40 -1.5 ponto
3:40.01 - 3:50 -2.0 ponto
Acima [-0.5 ponto para cada 10 segundos]

- O anúncio de penalidades de tempo será feito pelo apresentador depois que os juízes tiverem atribuído as notas da apresentação do poeta. Os juízes não devem ser notificados sobre penalidades de tempo antes de terem registrado as notas do poeta.

III. OS JUÍZES
O Slam Poesia parte do principio de que todo indivíduo é capaz de emitir uma opinião válida sobre arte. Não necessitando de uma formação acadêmica ou técnica para isso. Então, cinco juízes devem ser selecionados entre os membros da platéia. Uma vez escolhidos eles devem:
- Receber um documento impresso com instruções sobre como julgar cada poema.
- Ouvir as instruções do apresentador que entre outras coisas determinará a responsabilidade da platéia e lembrará os juízes das suas.

IV. A PONTUAÇÃO
Os juízes darão notas de 0 a 10, com a nota 10 sendo a mais alta ou nota perfeita, para cada poema. Eles serão instruídos a usar uma casa decimal para reduzir as possibilidades de empate. Cada poema receberá cinco notas, a mais alta e a mais baixa serão descartadas e as três restantes serão somadas, representando a nota final do poeta.

V. O APRESENTADOR
O apresentador deverá anunciar ao público o nome e uma leve descrição de cada poeta. Ele também deverá pedir aos juízes que levantem seus cartões com as notas. Ele tem a função de fazer o evento seguir o cronograma e incentivar a platéia interessada na competição. Ele deve ser completamente imparcial, até o entusiasmo espontâneo deve ser controlado.

VI. O DJ
O DJ será o responsável por toda a trilha musical do evento. Ele deve interagir como o apresentador e zelar pelo silêncio durante as performances.

VII. O VJ
O VJ terá a responsabilidade de complementar o evento com a projeção de imagens, trabalhos visuais, vídeos informativos e sobre os participantes.

4 comentários:

Unknown disse...

Prezados, boa tarde.
Estamos produzindo um projeto didático de Linguagens para Ensino Médio, e nele gostaríamos de utilizar o conteúdo abaixo:

“As regras do slam poesia”. Disponível em: http://slampoesia.blogspot.com/2008/06/as-regras-do-slam-poesia.html

A utilização é possível?
Aguardo,
Obrigada.

Unknown disse...

Olá!
Por gentileza, vocês receberam a minha mensagem?

Obrigada.

Jamilly Lemos disse...

Ola Barbara. Entre em contato no número 99745-4037

Unknown disse...

Bom dia!
Estou introduzindo o Gênero Oral na Eletiva de Linguagem. O foco em estudo é o Slam.